×

Vigilância Ambiental inicia nova estratégia de combate ao mosquito da dengue

Vigilância Ambiental inicia nova estratégia de combate ao mosquito da dengue

Composto por um vaso preto, água, uma palheta de madeira e uma substância atrativa para o mosquito, a nova arma para o combate ao Aedes aegypti em Torres vai começar a ser aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, nos bairros da cidade.

A novidade, conhecida como ovitrampas, tem por objetivo controlar a infestação do mosquito e combater as doenças (dengue, zika e chikungunya), por meio da captura dos ovos do mosquito, que é um indicativo de infestação, e também auxiliar no monitoramento das áreas vulneráveis para transmissão da dengue.

“Esta é uma tecnologia já utilizada em outros municípios e que será aplicada pela primeira vez em Torres. Para essa ação, a Prefeitura comprou duzentas armadilhas ovitrampas que serão colocadas em locais estratégicos”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França.

Lasier também explica que a colocação da armadilha é simples e não demanda nenhum trabalho para o morador: “Nós explicamos para o morador como funciona. Se ele aceitar, a gente escolhe um local para colocar a armadilha e fazer o monitoramento” finaliza.